DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

Compartilhe esse conteúdo.

O Dia da Sobrecarga da Terra é uma data simbólica que marca o momento em que o consumo anual de recursos naturais do planeta ultrapassa a capacidade da Terra de se regenerar. O cálculo de quando será este dia é feito pela organização internacional de pesquisa, Global Footprint Network, e leva em consideração levantamentos realizados sobre desmatamento florestal, uso de agrotóxicos e emissão de gases de efeito estufa. Este ano, no Brasil, a data calculada foi dia 02 de agosto, sinalizando um desequilíbrio insustentável entre nossa demanda por recursos e a capacidade da natureza de reabastecê-los, visto que gastamos tudo o que poderíamos utilizar no 214º dia do ano.

A pressão sobre o planeta chama a atenção para a necessidade de repensar nossos padrões de produção, consumo e desenvolvimento econômico. Ela nos incentiva a adotar práticas mais sustentáveis, como a conservação dos recursos naturais, a redução do desperdício, o investimento em energias renováveis, a preservação dos ecossistemas e a promoção da biodiversidade. Além disso, destaca a importância de enfrentar questões críticas, como o desmatamento, a poluição, as mudanças climáticas e a degradação do solo, que afetam diretamente a capacidade do planeta de se regenerar.

Essa data é um alerta para assumirmos responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente. Ao entender a magnitude do problema, podemos  repensar nossa relação com o planeta e buscar soluções inovadoras e colaborativas concretas para proteger seus recursos naturais e preservar sua capacidade de manter a vida em todas as suas formas, garantindo assim um futuro sustentável para as próximas gerações.

Nesse contexto, o TRT da 15ª Região tem se dedicado a implementar medidas com o objetivo de reduzir seu impacto ambiental. Dentre essas ações, destacam-se,  por exemplo, transições energéticas gradativas em suas unidades para fontes de energia renováveis, como a instalação de usinas de energia fotovoltaica; a elaboração do Relatório de Gases de Efeito Estufa, do Plano de Logística Sustentável e a Política de Responsabilidade Socioambiental; e a utilização do Guia de Contratações Sustentáveis do Poder Judiciário. Além de reforçar o engajamento do Tribunal com as questões ambientais, essas ações também atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre os quais: ODS 7 –  Energia Acessível e Limpa; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Contra Mudança Global do Clima.


Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – TRT15 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 15ª Região Campinas

Últimos posts

Justiça do Trabalho Mobiliza-se Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Maio

Durante o mês de maio, a Justiça do Trabalho intensificou ações para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Esta iniciativa, parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, envolve os 24 Tribunais Regionais do Trabalho e coincide com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Ações incluem palestras, rodas de conversa e campanhas de sensibilização, realizadas tanto nos tribunais quanto em espaços públicos. Autoridades ressaltam a importância da denúncia e da conscientização da sociedade para enfrentar esse grave problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *