MORTALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL VOLTA A APRESENTAR MAIOR TAXA DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS 

Compartilhe esse conteúdo.

A mortalidade no mercado de trabalho formal voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos, com sete notificações a cada 100 mil empregados, em média. Foram 612,9 mil acidentes de trabalho, com 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, somente em 2022.

Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.

Para o técnico de segurança do trabalho e criador da campanha Abril Verde, Nivaldo Barbosa, “a falta de cultura de prevenção de acidentes do trabalho faz com que os números de acidentes de trabalho cresçam muito no nosso país”.

Criada com o objetivo de conscientizar a população sobre riscos dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e suas formas de prevenção, a campanha Abril Verde é realizada no mesmo mês que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, no dia 28, data escolhida em memória às vítimas do acidente ocorrido em 1969, quando uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores.

No Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil.

“Idealizamos o Abril Verde para levarmos informações e conscientizar, para redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, evitando custos para o trabalhador, empresas, sociedade e os cofres públicos”, explicou Nivaldo Batista.

Fonte: TRT – 22ª Região e Fundacentro

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *