REVISÃO DA VIDA TODA E OS PONTOS IMPORTANTES QUE VOCÊ PRECISA SABER

Compartilhe esse conteúdo.

revisão da vida toda é aplicada aos benefícios do INSS que foram concedidos a partir de 29/11/1999.

Esta revisão faz com que o INSS tenha que incluir todas as contribuições feitas pelo segurado. Assim é necessário recalcular o valor do benefício para verificar se pode ser maior ou menor do que aquele já apurado pelo INSS.

OBSERVE A CARTA DE CONCESSÃO da sua aposentadoria ou da pensão por morte e veja que o cálculo para concessão de sua aposentadoria abrangeu os salários de contribuição a partir de julho de 1994 até um mês antes da data do pedido do benefício, ou seja, foram desconsideradas as contribuições realizada antes de julho de 1994.

Mas atenção, é importante que a revisão e o recálculo sejam realizados por advogado especializado e que, antes de mais nada, irá analisar se no seu caso esta revisão será vantajosa.

Este assunto chegou aos tribunais brasileiros, e a revisão da vida toda foi julgada favorável aos segurados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília no dia 25/02/2022. 

Para pesquisar a decisão: GOOGLE “TEMA 1102 DO STF 

QUAL O PRAZO PARA PEDIR A REVISÃO?

A Lei diz que o prazo é 10 anos para que sejam feitos pedidos de revisão de benefícios do INSS.

IMPORTANTE uma atenção, pois a data para contar o prazo de 10 anos não é a do requerimento na agência do INSS, mas sim do primeiro recebimento.

QUAIS BENEFÍCIOS PODEM TER DIREITO À REVISÃO DA VIDA TODA?

A maioria dos benefícios do INSS podem ter direito a revisão da vida toda. Veja:

  • Todas as espécies de Aposentadorias
  • Pensões por Morte
  • Auxílio Doença
  • Auxílio Acidente

O momento é adequado para analisar se você tem direito a revisão da vida toda e procurar um especialista na área previdenciária. 

É importante destacar que existem outras possíveis revisões, ou seja, se o seu benefício não se enquadrar na revisão da vida toda, o especialista poderá analisar outra espécie de revisão.


Rodrigues Jr. Advogados
contato@rodriguesjr.com.br

Últimos posts

Justiça do Trabalho Mobiliza-se Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Maio

Durante o mês de maio, a Justiça do Trabalho intensificou ações para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Esta iniciativa, parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, envolve os 24 Tribunais Regionais do Trabalho e coincide com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Ações incluem palestras, rodas de conversa e campanhas de sensibilização, realizadas tanto nos tribunais quanto em espaços públicos. Autoridades ressaltam a importância da denúncia e da conscientização da sociedade para enfrentar esse grave problema.

LEI DA IGUALDADE SALARIAL HOMEM E MULHER

A Lei nº 14.611/2023, também conhecida como lei da Igualdade Salarial entre homens e mulheres, foi promulgada em julho de 2023, reforçando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *