Rodrigues Jr.

27/07/2018
Trabalhar sem ser interrompido por mensagens e e-mails é um luxo

Voltar

A maioria dos profissionais não trabalha nem uma hora sem ser interrompido por e-mails ou mensagens eletrônicas. Em média, os trabalhadores checam ferramentas de comunicação pelo menos uma vez a cada oito minutos.

Os dados são de um levantamento do aplicativo de gestão do tempo RescueTime, que obteve dados de 50 mil profissionais que passam a maior parte do tempo na frente do computador, entre eles desenvolvedores de softwares, designers e gestores de projetos.

Em média, eles interrompem suas tarefas para checar ferramentas de mensagens e e-mails de trabalho a cada seis minutos. Mais de um terço dos profissionais que tiveram o comportamento analisado pelo levantamento consultam ferramentas de comunicação a cada três minutos ou menos, enquanto menos de 20% conseguem passar mais de 20 minutos sem olhar e-mails ou mensagens.

Não à toa, conseguir manter o foco em meio a inúmeras distrações é hoje uma das competências mais importantes para um profissional, na opinião de Daniel Goleman, autor de “Inteligência Emocional” e “Foco”.

O levantamento da RescueTime também analisou qual o tempo máximo que os profissionais passaram sem usar ferramentas de comunicação ao longo do expediente. Cerca de 40% ficaram menos de meia hora com foco em uma única tarefa, sem usar e-mails ou mensagens, equanto 29% passaram entre 30 e 60 minutos dessa forma. Cerca de 30% conseguiram trabalhar por mais de uma hora sem interrupçôes.

Para quem se identificou com os números, professores canadenses listaram três recomendações para lidar melhor com os e-mails de trabalho com base em um estudo sobre como essas mensagens influenciam na produtividade. Uma série de aplicativos e sites tem surgido para ajudar com o foco em tempos de conexão constante. E até mesmo entre startups de tecnologia, algumas empresas estão criando turnos ou dias inteiros em que a comunicação eletrônica é proibida.

Fonte: Valor Econômico, por Letícia Arcoverde, 20.07.2018...